Sala _ Turma 6/3 _ São João da Pesqueira

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU DO VINHO

 

                NA SEXTA-FEIRA (DIA 30 DE SETEMBRO) FOMOS VISITAR O MUSEU DO VINHO, NO PERÍODO DA TARDE.

                A D MARTA FOI A NOSSA GUIA, MOSTROU-NOS E EXPLICOU-NOS TUDO O QUE HAVIA NO MUSEU. COMEÇOU POR MOSTRAR AS VIDEIRAS E OS “REMÉDIOS” PARA TRATAR A VINHA DAS PRAGAS, ISTO É PARA NÃO FICAREM DOENTES: O ENXOFRE É UM PÓ QUE OS AGRICULTORES DEITAM À VINHA, MAS TÊM QUE USAR UM FATO, ÓCULOS, LUVAS E MÁSCARA PRÓPRIAS PARA SE PROTEGEREM. DEPOIS VIMOS O SULFATO (PEDRINHAS AZUIS) QUE SE MISTURAM COM ÁGUA, DEITA-SE À VINHA COM O PULVERIZADOR OU TRATOR.

                AS VIDEIRAS, OS VALADOS E OS SOCALCOS ESTAVAM EXPOSTOS EM FOTOGRAFIAS E EM FILMES.

                CONSEGUIMOS PERCEBER ONDE SE DEITA O VINHO DEPOIS DE PRONTO E COMO ERA TRANSPORTADO ANTIGAMENTE. VIMOS AS PIPAS, O CARRO DE BOIS, O BARCO REBELO; VIMOS OS LAGARES ONDE SE PISA AS UVAS E SE FAZ O VINHO. VIMOS FILMES ONDE MOSTRAVA A FAZER A VINDIMA E A PISAR AS UVAS. TAMBÉM A NÃO ESQUECER COMO SE FAZEM OS PATAMARES DA VINHA: ANTES OS HOMENS FAZIAM-NO COM MARRETAS E FERROS, HOJE EM DIA É COM AS MÁQUINAS GIRATÓRIAS. AS PEDRAS DA VINHA (XISTO) UTILIZAM-NAS PARA FAZER MUROS E ESCADAS. ALGUMAS PESSOAS TAMBÉM AS APROVEITAM PARA FAZER CASAS.

                NO FINAL AINDA ANDAMOS DE ELEVADOR E RECEBEMOS UM POSTAL DO MUSEU.

                A VISITA FOI MUITO FIXE E GIRA. APRENDEMOS COISAS RELACIONADAS COM AS VINDIMAS.

1 2

VISITA DE ESTUDO À ADEGA DE VINHOS
NA QUARTA-FEIRA (DIA 12 DE OUTUBRO), NO PERÍODO DA TARDE FOMOS FAZER UMA VISITA DE ESTUDO À ADEGA DE VINHOS EM S. JOÃO DA PESQUEIRA.
O SENHOR CARLOS E O TIO DA LAURA MANUEL FORAM OS NOSSOS GUIAS E AJUDARAM-NOS A OBSERVAR MELHOR O QUE TÍNHAMOS PARA VER. VIMOS O LUGAR ONDE AS CARRINHAS DESCARREGAVAM AS UVAS E O “ASPIRADOR” QUE SUGAVA OS BAGOS DAS UVAS.
O VINHO VINHA POR TUBOS GRANDES ATÉ AO OUTRO LADO, ONDE ESTAVAM AS CUBAS. AÍ VIMOS O VINHO QUE DESCANSAVA TRÊS OU QUATRO DIAS, ERA SEPARADO O SUMO (VINHO) DOS «PAUZINHOS» E DAS GRAINHAS DAS UVAS.
EM SEGUIDA FOMOS VER A LINHA DE ENGARRAFAMENTO DO VINHO. ISTO É DEPOIS DO VINHO PRONTO, PÕEM-NO NAS GARRAFAS, COLOCAM AS ROLHAS E O RÓTULO. DEPOIS VAI PARA AS CAIXAS PARA SEREM LEVADAS PARA OS SUPERMERCADOS E LOJAS DE VINHOS.
ALGUM VINHO FICA A ENVELHECER NAS PIPAS E NAS CUBAS. É O CASO DO VINHO DO PORTO, DA NOSSA REGIÃO DO DOURO.
A VISITA FOI INTERESSANTE E FANTÁSTICA! SÓ TEMOS A DIZER QUE AS CRIANÇAS NÃO PODEM BEBER VINHO PORQUE FAZ MAL À SAÚDE E A ADEGA CHEIRAVA MUITO A VINHO.
FOI MUITO DIVERTIDO ANDAR DE AUTOCARRO!

345

O QUE APRENDEMOS COM AS VINDIMAS


VINDIMAR É APANHAR AS UVAS MADURAS PARA FAZER VINHO

AS UVAS ENCONTRAM-SE NAS VIDEIRAS

UM VALADO É UMA FILA DE VIDEIRAS

O VINHO FAZ-SE DAS UVAS ESMAGADAS

 O VINHO FAZ-SE NAS ADEGAS OU NOS LAGARES DE ALGUNS AGRICULTORES

O VINHO GUARDA-SE NAS PIPAS OU PIPOS, NAS CUBAS, EM GARRAFÕES E GARRAFAS

O VINHO DO PORTO OU "VINHO FINO" SÓ É FEITO NA NOSSA REGIÃO DO DOURO

A AGUARDENTE FAZ-SE DA CASCA E GRAINHAS DAS UVAS

6

FEIRA DOS SABORES OUTONAIS

No sentido de explorar situações ligadas ao meio físico local, ao património e à comunidade e também sensibilizar para a necessidade de reciclar, reduzir, reutilizar que optámos por fazer atividades de artesanato, inseridas no Projeto «Futuro sem Desperdício», para participarmos na “Feira dos Sabores Outonais”

7

EXPERIÊNCIAS CIENTIFICAS
É centrado nas aprendizagens essenciais e experiências / atividades significativas e num ambiente educativo facilitador do desenvolvimento das crianças que temos desenvolvido experiências no âmbito do Projeto «Viajar com a Ciência»

89

FESTA DE NATAL
Para comemorar o Natal resolvemos desenvolver um pequeno projeto cuja iniciativa seria a partilha, de entreajuda, de equipa entre pares, afim de proporcionar também o contacto com diversas formas artísticas na área das artes de palco. Os preparativos começaram na sala, a ajuda de uma mãe foi essencial e o resultado final foi este!

111213